terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Hobbies and pets trough the screen/ Wii & PS3

"Eu ainda sou do tempo" em que ter um cachorrinho era o auge da infância de uma criança e que não era comum praticar-se desporto em casa.
Hoje as crianças continuam a querer um bichinho de estimação e os pais permitem porque também o tiveram ou porque acham-lhe a sua graça, contudo, um animal de estimação exige responsabilidade, dedicação e tempo. Assim como se não tivermos paciência e tempo para ir ao ginásio, praticamos o exercício físico em casa, adquirindo uma máquina multi-funções, por exemplo.

Porém já não há razão para negar um animal de estimação nem para faltar a uma aula de yoga.
A Nitendo e a Playstation apresentam para a Wii Fit jogos de modalidades desportivas como se estivessemos de facto a praticá-las (através dos comandos) e para a PS3 um Pet cuja interacção se torna um pouco mais verosímil graças à EyeCam, respectivamente.

Ambos podem ser jogados individualmente, com os amigos e com a família, alterando a velha ideia de que os videojogos isolavam as crianças e os tornavam pouco sociáveis, dificultando os momentos de convívio.
Do ponto de vista da indústria dos videojogos, poderá ser visto como uma "plataforma" de transição, sendo que o EyePet é o que mais se aproxima do tipo de interacção que será esperada no futuro: uma interacção directa com a consola, sem necessitar de comandos (físicos), e que proporcione uma experiência virtual quase real.
Ainda assim, os adeptos da Wii Fit afirmam que os jogos trazem resultados físicos visíveis - há jogos que vão do personal trainer ao boxe.

Este tipo de videojogos entram nas nossas vidas começam a pouco e pouco a mudar as premissas do conceito de hobbies. Começamos a substituir os momentos de lazer por momentos de entretenimento.

Abaixo ficam dois trailers de cada um dos jogos.



Wii Fit trailer


EyePet

Sem comentários: