terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Conclusões sobre o Impacto Digital

Estando já na recta final deste primeiro semestre e na última semana de aulas, queríamos deixar aqui de forma sucinta as conclusões principais que retirámos da pesquisa que temos vindo a fazer ao longo do semestre para este blog e para o trabalho que apresentámos na passada quinta-feira, do mesmo tema.

Concluímos que o Impacto Digital:

  • na Indústria Cinematográfica vai simultaneamente melhorar a experiência de visualização dos filmes para o consumidor, e tornar mais eficaz o processo de produção, ficando cada vez mais gerível e eficaz graças ao digital. O digital pode também abalar as estruturas de Hollywood, dando espaço a realizadores independentes. Novas formas de distribuição digital (cinema digital) estão também a ganhar terreno.
  • na Indústria dos Videojogos continuará a permitir o desenvolvimento das mais originais e criativas formas de entretenimento, numa tentativa de trazer este tipo de entretenimento "do quarto para a sala de estar" e de estender a experiência para lá dos gamers mais hardcore. A componente online tem tendência a crescer, bem como a ideia dos consumidores também serem produtores de conteúdo para o jogo.
  • na Indústria Musical não está a destruir a indústria e as editoras discográficas, mas sim, apenas a transformá-la. O digital possibilita meios mais fáceis e rápidos de descobrir música, bem como novas formas de distribuição digital que possibilitam às pequenas bandas competir com as grandes e que estão hoje em dia a substituir as formas de distribuição tradicionais, e a competir fortemente com as editoras.
Apesar de tudo isto, o impacto do digital nestas indústrias é muitas vezes visto como algo mau. Numa nota mais optimista, estas indústrias não irão morrer, vão apenas mudar para algo diferente. Na nossa opiniõa, é fundamental mentalizar e educar as mentes mais conservadoras para a era digital.

    Sem comentários: