quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"Second Skin"

Se é verdade que o digital trouxe novas formas de entretenimento, como os videojogos, tambem é verdade que a excessiva exposição pode causas grandes mudanças sociais.

Tivemos a oportunidade de ver um documentário, chamado "Second Skin" que segue 7 pessoas cujas vidas ficaram dependentes de jogos online, os chamados MMORPG's (mass multiplayer online role playing games), um tipo de jogo onde os jogadores encarnam personagens, com um papel a desempenhar numa sociedade completamente virtual, muitos vezes baseados em mundos de fantasia, interagindo com milhares de outros jogadores num ambiente online. MMORPG's populares são o World of Warcraft, o Everquest, e o Second Life. Muitos concordam que os jogos online são o futuro nesta nossa era.

O documentário explora, de forma muito bem feita, a dependência destes 7 individuos e as grandes mudanças que trouxe para as suas vidas, como por exemplo o caso de dois jogadores de Everquest que desenvolvem uma relação amorosa, que passou do online para a vida real, um jogador de World of Warcraft que perdeu o emprego, casa, a sua relação a custa da sua dependência, entre outros casos. É uma análise critica que nos transporta para o lado obscuro deste tipo de entretenimento, colocando-nos na pele destes jogadores. Dá que pensar: será que o mundo é "assustador" ao ponto de existir pessoas que aproveitam qualquer hipótese para escapar para um mundo onde é mais fácil ser-se alguém?


Sem comentários: