quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O Digital e o Empobrecimento Mental do Séc. XXI

Nos dias que correm, é extremamente fácil encontrar-mos o que quer que seja na Internet. Tomamos como garantida toda essa procura de informação, que chega até nós com uma velocidade e facilidade estonteante, sem qualquer tipo de esforço maior da nossa parte. Quando queremos pesquisar algo hoje em dia, já não nos deslocamos à biblioteca e passamos alguns dias a escolher o importante de uma pilha de livros que levámos para casa. Agora, sentamos-nos na nossa secretária e uma dúzia de cliques fazem todo o trabalho por nós. A informação vem naturalmente até nós. A partir daí, tudo serve para facilitar.

É devido a este a tema que alguns autores falam já daquilo a que vamos chamar "o empobrecimento mental" decorrente dos novos meios digitais do séc. XXI. Eduardo Prado Coelho, num artigo de 2001 para o Jornal Público, fala de uma "euforia multimédia" a que todos parecem recorrer até na exposição de ideias em público, uma verdadeira "epidemia" que não faz mais do que disfarçar as ideias de "forma espectacular". Também Clive Thompson, em 2003 para o New York Times Magazine, no seu artigo "Powerpoint Makes You Dumb",diz que o popular software da Microsoft tem mais tendência a mutilar e omitir dados do que propriamente apresentá-los. Também Nicholas Carr reflecte, num texto importante, aquilo que a Internet tem feito ao nosso cérebro. Com as facilidades e conveniências que nos concede, habituamos-nos cada vez a pedir, a pensar, a procurar menos, alterando significativamente os nossos hábitos de pesquisa e selecção. Se por um lado, a Internet torna tudo mais fácil, em especial o Google, que tem como máxima organizar toda a informação existente da Internet e colocá-la universalmente acessível, por outro lado não podemos negar estas mudanças um pouco preocupantes.

Tal como o autor deste último texto sugere, que o nosso cérebro se está a tornar um "software desactualizado e velho" que necessita de ser melhorado pelas tecnologias?

Sem comentários: